quarta-feira, 1 de julho de 2015

Contos Plus One: Velho Joe e o Carpinteiro

Um conto dos Estados Unidos

Velho Joe morava no campo completamente sozinho. Seu melhor amigo era também seu vizinho mais próximo, tinham envelhecido juntos. Agora que suas esposas já haviam falecido e os filhos estavam adultos e vivendo suas próprias vidas, tudo o que lhes restava eram as fazendas... e um ao outro.

Mas pela primeira vez nessa longa amizade, eles tiveram um sério desentendimento. Era uma discussão boba sobre uma novilha perdida, a qual nenhum dos dois realmente precisava. A novilha foi encontrada na fazenda do vizinho que afirmou que ela lhe pertencia. O Velho Joe então disse: "Não, não, essa novilha tem a mesma pelagem que uma das minhas vacas, e eu digo que ela me pertence!"

Eles eram teimosos e nenhum deles abriria mão. Para não acabar agredindo um ao outro, eles apenas pararam de conversar e marcharam para suas respectivas casas batendo a porta! E assim duas semanas se passaram sem que eles trocassem ao menos uma palavra. O Velho Joe não estava contente.

Quando chegou o domingo, o Velho Joe ouviu alguém bater em sua porta. Ele não esperava visitas e ficou surpreso ao encontrar em sua varanda, um jovem que chamava a si mesmo de "Carpinteiro Viajante." Ele tinha uma caixa de ferramentas de madeira à seus pés e bondade em seus olhos.

"Estou a procura de trabalho", explicou o Carpinteiro Viajante. "Sou bom em serviços manuais, e se você tiver um projeto ou dois, gostaria de ajuda-lo."

O Velho Joe respondeu: "Sim, na verdade eu tenho um trabalho para você. Está vendo aquela casa lá longe? É a casa do meu vizinho. Está vendo aquela vala demarcando a divisa das nossas propriedades? Aquela vala não estava lá semana passada. Ele a fez para me irritar! Ele engatou um arado ao seu trator, cavou essa vala da linha da propriedade até a lagoa e a inundou. Agora temos esse riacho que nos separa. Estou tão bravo com ele! Eu tenho madeira no meu galpão, placas, troncos, tudo o que você precisa para construir uma cerca - uma cerca alta -  contornando aquele riacho. Então não precisarei mais ver a propriedade dele. Isso vai lhe ensinar uma lição!"

O Carpinteiro sorriu e disse: "Farei um bom trabalho para você, Joe."

O Velho senhor teve que ir à cidade para comprar materiais. O jovem carpinteiro carregou a madeira do galpão para a beira do riacho e começou a trabalhar. Ele trabalhou duro e rápido. Mediu, cortou e pregou as placas de madeira o dia todo, sem ao menos parar para almoçar. Com o pôr-do-sol, ele começou a guardar as ferramentas, havia terminado seu projeto.

O Velho Joe retornou com seu vagão cheio de suprimentos, ao ver o que o Carpinteiro havia construído, ficou sem palavras. Não era uma cerca, ao invés disso, uma linda ponte com corrimão e tudo mais que ligava um lado do riacho ao outro.

Foi então que o vizinho do Velho Joe cruzou a ponte com a mão estendida e disse: "Eu sinto muito pelo nosso desentendimento, Joe. A novilha é sua. Eu quero apenas que possamos continuar sendo bons amigos."

"Você fica com a novilha," disse o Velho Joe. "Eu também quero que nossa amizade continue. A ponte foi ideia desse jovem e estou contente que ele a fez."

O Carpinteiro colocou a caixa de ferramentas no ombro e começou a seguir seu caminho.

"Espere!", disse Joe. "Você é um bom homem. Meu vizinho e eu podemos te manter ocupado por semanas."

O Carpinteiro sorriu e disse: "Eu gostaria de ficar Joe, mas não posso. Eu tenho mais pontes para construir."

E ele partiu estrada a fora, assoviando uma musica alegre enquanto andava.

0 comentários:

Postar um comentário