sexta-feira, 19 de junho de 2015

Contos Plus One: A Primeira Lição

Um conto do Brasil

Um bravo caçador chamado Gahan apaixonou-se pela linda jovem chamada Mirra. Quando ele a pediu em casamento ela disse: "Você é um rapaz bonito, Gahan, e um guerreiro habilidoso. Mas te falta sabedoria. Eu não posso me casar com alguém que não seja sábio."

"Então aprenderei a ser sábio", declarou Gahan.

O velho chefe da tribo vizinha chamava-se Tierno, e era famoso por sua sabedoria. Gahan remou sua canoa rio abaixo para aprender com ele. Quando lá chegou, as crianças da vila vizinha mostraram-lhe onde Tierno morava.

"Estou aqui para aprender a ser sábio", explicou o guerreiro.
"Para obter a sabedoria, você deve deseja-la acima de qualquer outra coisa nesse mundo", disse o chefe.
"Sim", disse Gahan, "mais do que qualquer outra coisa, é isso que eu quero."
"Então eu devo dar-lhe a primeira lição. Venha comigo."

Tierno conduziu Gahan rio abaixo e disse para ajoelhar-se na água rasa. Ele obedeceu, então o velho afundou a cabeça do guerreiro e segurou submersa até ele quase morrer afogado. Finalmente Tierno o libertou e Gahan levantou-se tossindo e cuspindo água.

"Diga-me o que você pensava enquanto estava com a cabeça submersa." Exigiu o velho chefe.
"Ar para respirar!" Exclamou Gahan.
"Você tem certeza? Você não pensava em o quanto você é corajoso, ou em sua habilidade como caçador?"
"Não, eu pensei apenas em ar."
"Essa é sua primeira lição. Quando você quiser alcançar a sabedoria tanto quanto você quis ar naquele momento, você se tornará um homem sábio."

Gahan regressou a sua vila e encontrou-se com Mirra
"Tierno te ensinou como ser sábio?" Ela perguntou.
Gahan abaixou a cabeça e disse com uma voz suave: "Não, minha linda Mirra. Ele me ensinou que ar é mais importante do que sabedoria."
"Nesse caso, eu me casarei com você."
Gahan mal podia acreditar no que tinha escutado. "Mas levarei vários anos para tornar-me sábio. Estarei velho e terei fraqueza em minhas pernas e em meus olhos."
"Eu sei." Disse Mira com um sorriso. "Mas você me mostrou que agora tens duas qualidades que eu valorizo tanto quanto a sabedoria: honestidade e humildade. Agora você já deu o primeiro passo em busca da sabedoria e eu estou satisfeita."

0 comentários:

Postar um comentário