sábado, 28 de março de 2015

A Fábula do Escorpião e o Sapo

Um dia, um escorpião olhou ao seu redor na montanha onde vivia e decidiu que queria uma mudança. Ele, então, partiu numa jornada através de florestas e colinas. Ele passou sobre pedras e sob vinhas e continuou em frente até alcançar um rio.
O rio era largo e rápido, e o escorpião parou para reconsiderar a situação. Ele não via nenhum caminho através. Ele correu rio acima e verificou abaixo, o tempo todo pensando que talvez tivesse que voltar.
De repente, ele viu um sapo sentado nos juncos na margem da correnteza do outro lado do rio.
"Olá, Sr. Sapo!" chamou o escorpião sobre a água, "Você faria a gentileza de me dar uma carona nas suas costas para atravessar o rio?"
"Mas bem, Sr. Escorpião! Como sei que, se eu tentar ajudá-lo, você não vai tentar matar-me?", perguntou o sapo hesitantemente. "Porque", respondeu o escorpião, "se eu tentar matá-lo, eu também morreria, pois você bem vê que não sei nadar!"
Isso pareceu fazer sentido ao sapo, mas ele perguntou: "e quando eu me aproximar da margem? Você ainda poderia tentar me matar e voltar para a terra!"
"Isso é verdade", concordou o escorpião, "mas aí eu não seria capaz de chegar ao outro lado do rio!"
"Certo... com saberei que você não vai esperar até que atravessemos o rio e então me matar?", perguntou o sapo.
"Ah", murmurou o escorpião, "porque após você me ajudar a atravessar o rio eu estarei tão grato por sua ajuda que seria muito injusto recompensá-lo com a morte, não seria?"
Então o sapo concordou em levar o escorpião através do rio. Ele nadou para a margem e se posicionou na lama para pegar seu passageiro. O escorpião rastejou para as costas do sapo, suas garras afiadas espetando o couro macio do sapo, e o sapo escorregou para dentro do rio. A água lamacenta rodopiou em volta deles, mas o sapo se manteve próximo à superfície para que o escorpião não se afogasse. Ele esperneou com força na primeira metade da correnteza, suas patas batendo contra o rio.
O sapo sentiu uma forte picada e sabia que o escorpião o havia espetado. "Por que você fez isso", perguntou ele, "se você me ferroar vamos ambos afogar". Disse o escorpião: "perdoe-me, mas não posso evitar pois é minha natureza. Não farei de novo." Então o sapo continuou a nadar e, alguns minutos depois, sentiu outra ferroada. "Escorpião", disse ele, se você ferroar não poderei levá-lo através do rio e nos afogaremos ambos."
"Não foi minha intenção", disse o escorpião. "É minha natureza mas não acontecerá de novo".
Eles estava quase do outro lado do rio, quando o sapo sentiu uma terceira ferroada aguda nas suas costas e, do canto de seus olhos, viu o escorpião retirar o ferrão. Um torpor intenso começou a lhe afetar os membros.
"Seu tolo!", esbravejou o sapo, "Agora ambos morreremos! Por que você fez isso quando disse que não faria de novo?"
O escorpião encolheu os ombros e saltitou nas costas do sapo que se afogava. "Não pude evitar. É minha natureza." E ambos afundaram nas águas lamacentas do rio veloz.
Moral: Cada ser age conforme a sua natureza. De um escorpião venenoso não se pode esperar outra coisa, assim como uma pessoa de caráter ruim. E o sapo representa as pessoas boas que mesmo sabendo do perigo estende as mãos, e no fim acaba se machucando.

sábado, 21 de março de 2015

Filmes para o fim de semana

August Rush

O filme August Rush conta a história de Evan Taylor, um garotinho de mais ou menos 12 anos que vive em um orfanato sem contato com a família. Apesar do seu afastamento do mundo e de nunca ter conhecido seus pais, ele insiste na ideia de que os ouve. Evan acredita que pode ouvir musica em tudo que está ao seu redor, desde um pequeno ruído até o vento natural. Um garoto muito especial e que leva consigo um dom que o guiará durante a história.

Forrest Gump - O contador de histórias

Esse filme conta a história de Forrest Gump, ou melhor, Forrest Gump conta a sua história. Ele era um garoto simples e com um QI abaixo da média, mas é possível perceber a grande influencia de sua mãe em sua vida e o quanto ela batalhou para encaixa-lo na sociedade. 

Certo dia, sentado em um ponto de ônibus, Forrest começa a contar sua história para as pessoas que iam sentando ao seu lado. Bom, é possível perceber que a simplicidade com que ele encarava as situações o colocou em momentos cruciais para a história, como o caso de Watergate, por exemplo. Foi uma cena do filme retratada de forma tão informal e rápida que pra quem não conhece o caso, passou despercebido. 

Forrest Gump é apaixonado pela sua melhor amiga de infância, Jenny Curran, e por mais que tudo pareça dar errado entre eles, percebemos que boa parte das situações da vida desse personagem foi movida pelo sentimento que ele carrega por ela.

A Teoria de Tudo

Baseado na biografia de Stephen Hawking, esse filme nos traz a história das grandes descobertas de um jovem astrofísico, que em paralelo aos seus estudos se apaixona por uma estudante de Cambridge, Jane Wide. 

Mas o verdadeiro conflito se inicia quando Stephen descobre sua doença aos 21 anos, e aí começa uma luta para continuar os seus estudos e construir uma família, que só não se torna impossível graças a Jane, sua esposa.

Breve comentário:
Se você olhar de um grosso modo, esses três filmes não tem a mínima relação, mas você pode me perguntar o que elas tem em comum. É como se essas histórias pegassem as fraquezas de cada ser humano e, de alguma forma, as colocassem nos personagens, assim as transformando em um motivo para confiar que as coisas vão dar certo. Não é como se você estivesse passando pelo mesmo problema ali retratado, mas o sentimento que é passado para nós, espectadores, nos faz refletir sobre a nossa própria vida.

Simplicidade também é uma palavra que se encaixa perfeitamente nesses três filmes. Tomo pra mim que encarar a realidade de forma simples nos permite conseguir resolver problemas grandes e pequenos. Confiar em si mesmo nas horas ruins pode parecer difícil, mas às vezes vale a pena arriscar no que parece ser desconhecido.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Conheça 15 incríveis personagens de Johnny Depp.

Capitão Jack Sparrow
Piratas do Caribe

Johnny Depp interpreta o estranho, porém, cômico pirata Jack Sparrow, que tem seu navio - o Black Pearl - roubado pelo também pirata Barbossa (Geoffrey Rush), que usa a navegação para arrasar a cidade de Port Royal e seqüestrar a bela filha do governador, Elizabeth (Keira Knightley).

Chapeleiro Maluco
Alice no País das Maravilhas

Na nova versão do clássico infantil da Disney, dirigida por Tim Burton, Johnny Depp interpreta o Chapeleiro Maluco. Com cabelos ruivos e muita maquiagem, o ator dá vida ao personagem que, no novo filme, é o único amigo de verdade de Alice. Destemido, ele ultrapassa seus limites para protegê-la, mesmo que isso o leve a colocar sua vida em risco. 

Willy Wonka
A Fantástica Fábrica de Chocolate

 O remake do clássico homônino de 1951, dirigido por Tim Burton, traz Johnny Depp como o excêntrico Willy Wonka, dono da maior fábrica de doces do mundo. Ele distribui cinco ingressos dourados em barras de chocolate para que as crianças que os encontrarem visitem sua fábrica, com o objetivo de escolher uma delas para ser a nova dona de sua propriedade.

Joe Pistone
Donnie Brasco

Joe Pistone é um agente do FBI que tem que se infiltrar na máfia e, nesta missão, usa o nome Donnie Brasco. Ele se torna amigo de Lefty Ruggiero , interpretado por nada menos que Al Pacino, mafioso cheio de problemas que o toma como protegido e faz com que conheça muito bem o crime organizado. 

Don Juan
Don Juan DeMarco (1995)

Don Juan ameaça se suicidar e é levado a um hospital psiquiatra. O jovem afirma ser o maior amante do mundo, e está desolado por não conseguir a mulher que tanto quer, apesar de já ter conquistado tantas outras. 

Edward
Edward Mãos de Tesoura

Apesar de poucas falas, com uma roupa apertada e muita maquiagem, Depp impressionou a todos ao interpretar Edward, uma criatura que seria um humano perfeito se não tivesse tesouras em vez de mãos. Foi o primeiro filme da parceria do ator com o cineasta Tim Burton. 

Bon Bon
Antes do Anoitecer

Depp faz um papel duplo no filme: o comandante militar, que é homossexual não assumido, Lieutenant Victor, e o travesti Bon Bon.

Tonto
O Cavaleiro Solitário
No filme, Johnny Depp dá vida a Tonto, um guerreiro banido de sua tribo, que viaja sozinho em busca dos responsáveis pela ruína de sua aldeia. Por conta do destino, seu caminho cruza com o do advogado ferido John Reid, um homem da lei que se transforma em uma lenda da justiça.

Ichabod Crane
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Com direção de Tim Burton, Johnny Depp vive, no filme, um detetive nova-iorquino enviado à distante cidade de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos que tinham um detalhe em comum: todas as vítimas encontradas estavam sem cabeça. 


 Wolf
Into the Woods
Baseado num musical da Broadway, Caminhos da Floresta  (título no Brasil) mistura vários contos de fadas que são atormentados por uma bruxa vivida por Meryl Streep. Johny Depp é o lobo mau da história da chapeuzinho vermelho.

Sweeney Todd
Sweeney Todd: O Barbeiro da Rua Fleet

No filme de gênero musical de Tim Burton, completamente gótico e sombrio, Johnny Depp interpreta Benjamim Barker, um barbeiro que volta a Londres, após ter vivido um período de ostracismo injustamente. Com desejo de vingança, ele passa a usar o nome de Sweeney Todd e reabre sua barbearia e mata, misteriosamente, todos os seus clientes, com a ajuda da quituteira Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter).

Tony
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

Depp interpreta uma das transformações de Tony, personagem de Heath Ledger, quando este entra no universo maluco do velho mágico. Com seus trejeitos desengonçados, às vezes charmoso, ele dá um brilho a mais ao longa dirigido por Terry Gilliam.

Conde de Rochester
O Libertino

Escândalos, aventuras sexuais e libertinagem caracterizam a vida do personagem, anti-herói, de Johnny Depp no longa de Laurence Dunmore. Ele vive John Wilmot, conde de Rochester, um poeta que vivia na corte inglesa do século 17 que, ao se apaixonar por uma prostituta e aspirante à atriz, dedica sua vida para transformá-la numa profissional de sucesso.

Barnabas Collins
Sombras da Noite (2012)
Em 1752, a família Collins de Liverpool, Inglaterra, parte de navio para a America do Norte. O filho, Barnabás (Johnny Depp), torna-se um playboy inveterado, muito rico e poderoso em Collinsport, Maine, até que comete um erro ao seduzir Angelique Bouchard, uma bruxa poderosa que decide vingar-se ao descobrir que na verdade Barnabas é apaixonado por Josette. Angelique o transforma em um vampiro e enterra-o vivo.
Em 1972, Barnabas é libertado e retorna para encontrar sua mansão em ruínas, ocupada por seus descendentes e outros moradores, os quais têm segredos. A Matriarca da Família, Elizabette (Michelle Pfeiffer) pede que a psiquiatra Dr. Julia Hoffman (Helena Bonham Carter) more com a família para tentar resolver seus problemas. Neste novo mundo, Barnabás se interessa por Victoria Winters, a tutora do jovem David que no passado foi sua amada Josette



John Dillinger
Inimigos Públicos (2009)

No longa, dirigido por Michael Mann, coube a Johnny Depp dar vida a John Dillinger, um famoso ladrão de bancos americano, da época da Grande Depressão, que ficou conhecido pelo porte atlético, o carisma e por conseguir assaltar um banco em menos de dois minutos.


segunda-feira, 16 de março de 2015

As 10 Bibliotecas mais conhecidas do mundo

Sabemos que todo amante da leitura adora conhecer e estar em uma boa biblioteca, pensando nisso resolvemos curiar algumas das melhores bibliotecas do mundo. Confira abaixo 10 das mais famosas!

1- Biblioteca do Congresso: Com mais de 30 milhões de livros, a biblioteca do congresso é uma das mais importantes e mais antiga biblioteca dos Estados Unidos. Considerada uma das maiores do mundo, ela se localiza no Distrito de Columbia.


2- Biblioteca Marciana: Fundada no século XV, a Biblioteca Marciana (biblioteca de São Marcos) se localiza em Veneza e é uma das maiores da Itália. Com milhares de livros e manuscritos ela enriqueceu graças as inúmeras doações recebidas desde a fundação.


3- Biblioteca Pública de Boston: A primeira biblioteca municipal dos Estados Unidos, a Biblioteca Publica de Boston foi fundada em 1848, abriga mais 20 milhões de livros e manuscritos raros. Ela também é conhecida por sua beleza e sua grandiosidade em relação á sua sala de leitura.


4- Biblioteca de Abadia de Admont: Fundada em 1074, essa é a maior biblioteca monástica do mundo, com mais de 70 mil livros e mais de mil manuscritos. Ela se localiza na região central da Áustria.


5- Biblioteca do Parlamento: Fundada no século XVIII, possui mais de 600 mil exemplares, apesar de boa parte de sua coleção ter sido destruída em 1906 por um incêndio ocorrido em seu prédio original. A Biblioteca do Parlamento se localiza mais especificamente em Ottawa, Canadá.


6- Real Gabinete Português de Leitura: Esta biblioteca foi fundada em 1837 no Rio de Janeiro, possui mais de 300 mil exemplares e tem como uma de suas características andares que parecem labirintos.


7- Biblioteca Apostólica Vaticana: Fundada por Nicolau V em 1450, essa biblioteca é a mais antiga da Europa. Além de possuir mais de 1 milhão de livros, ela também tem em sua coleção a bíblia mais antiga do mundo. Suas coleções de manuscritos são divididas por língua e seus códices são sequencialmente numerados.


8- Biblioteca da Universidade de Delft: Aparência moderna e luz natural são umas das características dessa biblioteca. É um edifício sustentável construído em 1997 no oeste dos Países Baixos.


9-  Biblioteca Publica de Vancouver: Com 8 milhões de livros, essa é a terceira maior biblioteca do Canada. Foi inaugurada em 1995 e é bastante conhecida por seu projeto sustentável e seu telhado ecológico, criado pela paisagista Cornelia Oberlander.


10- Sala de Leitura do Museu Britânico: Essa sala existe desde 1857, ela se encontra dentro de um dos maiores museus do mundo, e além da sua admirável arquitetura, ela guarda as maiores coleções. Karl Marx foi uma das pessoas importantes que já utilizou essa sala.


domingo, 15 de março de 2015

sábado, 14 de março de 2015